Olá caros leitores, venho nesta primeira postagem apenas esclarecer um pouco o assunto do qual o blog se trata: “Genética Comportamental”.
Através de um dos trabalhos da minha graduação em Psicologia pude conhecer um pouco mais do assunto, que acabou se tornando tema para este blog (que também é uma proposta de trabalho para a matéria “Recursos de Informática Aplicados a Formação Acadêmica”, ministrada pelo professor e orientador deste trabalho Marco Brandão, da UFF de Rio das Ostras). Quero, porém não apenas passar informações sobre genética do comportamento, sempre as ligando ao método dos gêmeos, como praticamente todo o trabalho desta área o faz. O meu objetivo é mostrar que fatores genéticos também podem e, influenciam no comportamento humano, mesmo que na maioria dos casos, de forma pouco evidente, só que não me prenderei apenas a isto, também trarei informações em nível de curiosidade. Agora sem mais delongas vamos a Genética do Comportamento.
Genética do Comportamento, ou comportamental, é a ciência que estuda os mecanismos genéticos e neurobiológicos e a sua relação com os componentes ambientais, na determinação de certos comportamentos animais. Pode se dizer, que esta é a área mais estreita de ligação entre a Genética e as ciências comportamentais. Todavia, os fatores genéticos não necessariamente levarão ao aparecimento de certos comportamentos, apenas farão com que as pessoas pré-dispostas sejam mais vulneráveis a apresentá-los.
Este “post”, foi apenas uma apresentação superficial do tema, nos próximos trarei mais informações onde as pré-disposições evidentemente alteram o comportamento.
Referência bibliográfica:
On-line, disponível em: http://www.cerebromente.org.br/n14/mente/genetica-comportamental1.html . Acessado no dia 16 de junho de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário